Consultas de Otorrinolaringologia

O que é sinusite? Saiba Mais!

Marque a sua consulta na Clínica dos Plátanos - Dr. José Santos Oliveira

A sinusite é a inflamação da mucosa de um ou mais, dos seios perinasais e que provoca sintomas como dor de cabeça ou pressão facial com localização variável, obstrução nasal (nariz entupido), redução ou ausência de cheiro, entre outros, como veremos adiante com maior detalhe.

Os seios perinasais são cavidades aéreas localizadas no esqueleto craniofacial ao lado das fossas nasais e são revestidos por uma mucosa idêntica à do restante aparelho respiratório. As fossas nasais têm a função de filtrar, humedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões (veja fotos superiores).

Conforme os seios perinasais afetados pelo processo inflamatório, assim designamos a sinusite por:

• Sinusite frontal – se afeta os seios frontais;

• Sinusite maxilar – se afeta um seio maxilar ou ambos os seios maxilares;

• Sinusite etmoidal – se afeta os seios etmoidais anteriores e/ou os seios etmoidais posteriores;

• Sinusite esfenoidal – se afeta o seio esfenoidal;

• Pansinusite – quando todos os seios perinasais estão envolvidos.

Os mais frequentemente afetados são os seios perinasais anteriores, designadamente os seios frontais, maxilares e etmoidais anteriores.

A otorrinolaringologia, muitas vezes abreviada para “Otorrino” ou “ORL” é a especialidade da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da garganta, ouvido e nariz. Esta especialidade tem evoluído bastante nos últimos anos, dotando o médico otorrinolaringologista de sofisticados meios no diagnóstico e tratamento das diversas doenças que afetam estes orgãos.