Hábitos que previnem as cáries! Saiba Mais!

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia

Para prevenir as cáries é fundamental começar pelo básico: escovar corretamente os dentes após as três refeições diárias ( pequeno-almoço, almoço e jantar). Esse é o mínimo indicado, mas o ideal é escovar sempre após a ingestão de alimentos.

Importante: nunca deixe de escovar os dentes antes de dormir.

Durante a noite a salivação diminui, e com isso aumenta a acidez e aumenta assim a quantidade de bactérias em redor dos dentes.

Escove bem a língua;

Pela característica rugosa da superfície da língua, bactérias e restos alimentares costumam se depositar, causando o indesejável mau hálito.

Usar fio dentário diariamente;

O fio remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega. O uso, é obrigatório (mas muita gente deixa de usar por preguiça ou desconforto).

Visite a Clínica dos Plátanos regularmente;

Prevenir as cáries é apenas um dos muitos benefícios que o paciente tem ao visitar periodicamente a Clínica dos Plátanos. Ao criar esse hábito, há menos necessidades de tratamentos invasivos, outras doenças como a gengivite e a periodontite podem ser evitadas, entre outras vantagens.

Controle a ingestão de açúcar;

Os açucares, quando combinados com a placa bacteriana, produzem substâncias ácidas prejudiciais para os dentes, atacando principalmente o esmalte. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de açúcares.

Beba muita água;

A ingestão de água ajuda a aumentar a hidratação do corpo e a salivação. A saliva, por sua vez, é um forte aliado contra as cáries porque equilibra o pH da boca.

Não fume;

O hábito de fumar, como se não bastasse todos os problemas que ocasiona para a nossa saúde, ainda cumpre o papel de diminuir a imunidade da flora oral.

Como consequência, a nossa boca fica mais suscetível a diversas doenças.