top of page

ECG - ELECTROCARDIOGRAMA

É um exame não invasivo que permite avaliar a função cardíaca. Através do eletrocardiograma - ou simplesmente ECG, como é conhecido - identificam-se eventuais anormalidades no coração, podendo, posteriormente, agir-se sobre elas.

O ECG deteta os sinais elétricos do coração, ou seja, o tempo e a força dos impulsos elétricos no coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas cardíacas emite um impulso elétrico comparável com um padrão considerado normal.

Por esse motivo, é o exame indicado para o despiste de arritmias cardíacas ou para a deteção precoce de indicadores de isquemia cardíaca.

Como é feito?

Os batimentos cardíacos são desencadeados por um impulso elétrico, gerado a partir de células especiais. Para que seja possível o ECG registá-los, são colocados cerca de seis elétrodos na zona do tórax e um em cada um dos membros, devendo o paciente estar deitado e em tronco nu.

Quando deve ser feito?

O ECG deve ser realizado sempre que exista a suspeita de alguma patologia cardiovascular. Quando é diagnosticada, cabe ao médico indicar a regularidade com que o exame deve ser feito.

Também na medicina do trabalho é exigida a realização de um ECG. Nestes casos, é feito de acordo com os protocolos estabelecidos.

Preparação para o exame

Não existe uma preparação especial para a realização do eletrocardiograma. Todavia, no momento de o fazer, deve indicar-se o tipo de medicação e suplementos que se possa estar a tomar, pois alguns deles podem afetar os resultados do teste.

© Copyright Clínica dos Plátanos 2022. Todos os direitos reservados
bottom of page