top of page

Consultas de Oftalmologia

O que é miopia? Saiba Mais!

Marque a sua avaliação na Clínica dos Plátanos - Drª. Aruna Fernandes


A miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, isto é, os objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva.

Para melhor perceber o significado de miopia, imagine a imagem de um dado objeto a passar através do olho. A imagem com visão normal deve formar-se na retina. Esta, posteriormente, transmite as informações ao cérebro através do nervo ótico.

No olho com miopia, a imagem não é formada corretamente na retina - mas sim à frente da retina. Assim, a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à imagem correta (veja imagem superior).

O míope é o individuo que padece de miopia e que apresenta dificuldade em ver ao longe. Um doente míope pode ler facilmente a tabela de Jaeger (leitura de perto), mas possui dificuldades para ler a tabela de Snellen (leitura de longe).


Sintomas da miopia


Um dos principais sintomas da miopia é ver mal ao longe. Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, todavia os objetos distantes ficam turvos. Semicerrar os olhos pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais nítidos.

Frequentemente, a miopia é notada pela primeira vez nas crianças na escola. Muitas vezes, as crianças não conseguem ver perfeitamente para o quadro, contudo conseguem ler um livro facilmente (diferença entre visão de perto e de longe).

A miopia vai piorando com a idade. Os míopes necessitam de trocar de óculos ou lentes de contato com frequência. Normalmente, a miopia estabiliza aos 20 anos de idade.

Outros sinais e sintomas da miopia podem surgir, como por exemplo, a fadiga ocular "Vista Cansada" dores de cabeça e o semicerrar dos olhos para ver melhor.




56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ortodontia

Comments


bottom of page