top of page

O que é um diastema? Saiba Mais!

O diastema é caracterizado pelo afastamento de dois ou mais dentes, criando um espaço entre eles. Esse espaço pode ser definitivo ou progressivo, ou seja, pode ser que aumente com o passar do tempo, dependendo das características da arcada de cada pessoa.


Os diastemas podem aparecer em qualquer região de nossa boca, ou seja, nos dentes posteriores, anteriores, inferiores e superiores. No entanto, normalmente afetam os dentes de cima e de frente.


Outro ponto que deve ser salientado é que não há uma idade certa para que o paciente apresentar esse afastamento. Tanto as crianças como os adultos podem ter a presença de diastema nos seus sorrisos.


Quais são as principais causas?

Formato do rosto;

O formato do rosto pode fazer com que os seus dentes fiquem espaçados. Isso ocorre devido a uma discrepância entre o tamanhos dos dentes e da mandíbula, quando o rosto é muito grande para o tamanho da dentição, faz com que os dentes fiquem afastados um do outro.


Desenvolvimento da arcada;

Causa, bastante parecida com a anterior, normalmente afeta crianças ou adolescentes que se encontram na fase de crescimento. Isso faz com que uma disparidade seja gerada e que alguns dentes se afastem uns dos outros.


Hábitos;

Alguns hábitos, como chupar dedo, ou usar chupeta até muito tarde ou pressionar a língua contra os dentes, podem fazer com o que diastema apareça, especialmente em crianças, que têm a dentição mais macia.


Perda de dentes;

A perda de dentes é um problema não só pelo óbvio espaço causado, mas também com o espaço extra, é muito mais fácil que se movam e que o quadro piore progressivamente.


Tratamentos;

O tratamento mais comum, seja na infância, seja na vida adulta, é o uso de aparelhos ortodônticos que movimentarão os dentes, deixando-os na posição correta e tratando o diastema.

No caso do freio labial ter um tamanho anómalo, pode-se optar por um simples procedimento cirúrgico chamado frenectomia. Trata-se do corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade.

Se a opção para fechar o diastema for através da colocação facetas, o resultado é muito mais rápido.


A avaliação na Clínica dos Plátanos é essencial para determinar a melhor opção de tratamento no seu caso em particular.







49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ortodontia

bottom of page