O que é abcesso dentário? Saiba Mais!

O que é um abscesso dentário e quais as suas causas?

O abscesso dentário é uma infeção causada por microrganismos que provocam o acumular de pus na ponta da raiz dos dentes e em seu redor. Em muitas situações, é possível perceber um caroço ou inchaço pelo pus acumulado, causando bastante dor.

O abscesso dentário apresenta várias causas, como uma cárie antiga que não foi tratada ou uma trinca nos dentes, facilitando a entrada de bactérias na polpa dentária.

A periodontite, quando não tratada, também causa a formação de abscessos. Além disso, a presença de algo estranho entre o dente e a gengiva provoca esse quadro por lesões na região.

Quais os sintomas do abscesso dentário?

O abscesso dentário tem como característica principal a presença de pus, mas também apresenta outros sintomas comuns, como:

• Ferida aberta na gengiva;

• Mau hálito;

• Febre;

• Sensibilidade, vermelhidão e inchaço na gengiva;

• Dor de dente espontânea;

• Dor persistente e latejante na gengiva ou num dente.

Tratamento?

Dependendo da região e das causas do surgimento do abscesso dentário, o tratamento não será o mesmo para todas as pessoas. Por isso, é fundamental consultar o seu dentista na Clínica dos Plátanos para entender a origem e as diferentes formas da infeção.

Algumas opções de tratamentos disponíveis:

• Medicação — indicado para conter a dor;

• Incisão e drenagem do abscesso — o seu médico retira o pus da região afetada;

• Tratamento de Endodontia — o seu médico realiza a drenagem, limpa o local, retira a polpa com infeção e fecha a região com um material adequado;

• Extração dentária — quando o tratamento de endodontia e as outras alternativas não são viáveis, a extração é a única solução.

Marque já uma avaliação na Clínica dos Plátanos.